Você está aqui: Página Inicial / Matérias Legislativas / Parlamentares / Antonio Parente

Antonio Parente

por Tony Ribeiro publicado 15/01/2021 23h29, última modificação 25/07/2023 21h18

BIOGRAFIA

        Antonio Parente Sobrinho, nascido em 19/06/1959, natural de Exu – PE, com permanência neste município ao longo de sua vida, residindo na zona rural da referida cidade, no Sítio Estrada Grande, próximo ao 5º distrito de Zé Gomes. Sendo o mesmo vaqueiro por tradição. Antonio Parente é filho de Espedito de Miranda Parente e Maria Iris Parente de Sá Barreto, possuindo na sua estrutura familiar 9 irmãos. Pai de Felype Antonio de Alencar Parente.

        Sua trajetória política, teve início em meados do ano de 1981 quando rotineiramente acompanhava seu pai nas suas atividades políticas enquanto vereador do município de Exu e partir daí, tornou-se “O colecionador de sonhos” voltado para uma ideologia política pautada no servir ao próximo e abraçar causas de interesse coletivo. Em 1983, recebeu da gestão do prefeito José Peixoto de Alencar o convite para atuar como Secretário Municipal de Transportes e com muito zelo permaneceu durante cinco anos e quatro meses, afastando-se no mês abril para pleitear sua primeira candidatura a vereador de Exu e com resultados positivos o mesmo foi eleito com 767 votos nas urnas para o exercício parlamentar de 1989 à 1992. Durante este mandato, procurou realizar um trabalho em favor do povo e nesta atuação legislativa, desempenhou o papel de presidente da comissão de criação da Lei Orgânica Municipal de Exu. Precisamente em  1990, legislando na Câmara Municipal, foi eleito como 1º secretário da casa onde permaneceu na função no período de um ano. Após a conclusão do mandato legislativo, o mesmo continuo atuando na sociedade enquanto pessoa pública, sempre com envolvimento em causas de interesse coletivos como associações, comissões dentre outras organizações da sociedade, paralelo a isto, dava continuidade a sua prática de vaqueiro. No ano de 2004 pleiteou um novo mandato lançando sua candidatura a vereador e não obtendo o percentual desejado de votos necessários a ser eleito, recebeu do prefeito José Jailson Saraiva Bento o convite para assumir a função de Secretário de Transporte de Exu, onde atuou por quatro anos com empenho e responsabilidade, obtendo aprovação do público, sendo eles, estudantes exuenses pelo comprometimento em favor da vida mediante a garantia de segurança com o transporte escolar para aqueles que diariamente se deslocavam da zona rural com o propósito da carreira estudantil.

        Em 2013 foi convidado pelo prefeito Welison Jean Moreira Saraiva para assumir a Secretaria Municipal de Agricultura, sendo esta, uma secretaria voltada para questões rurais onde demonstrava amplo conhecimento pelas suas práticas de homem do campo e com esta vivência, pode contribuir com a população exuense na busca de benefícios ao agricultor familiar que vivia expressivos reflexos da seca em anos de estiagem. Antonio Parente permaneceu neste cargo público precisamente até o dia 01 de março de 2016, afastando-se para pleitear uma nova candidatura a vereador de Exu, e em outubro do mesmo ano foi eleito com expressiva votação obtendo nas urnas o total de 1.083 votos assumindo seu mandato legislativo em janeiro de 2017 na Câmara Municipal de Exu. Desta forma, seguiu na vida pública preservando a herança política dos seus tios e do seu pai que atuaram no cenário político de Exu, nas figuras de prefeitos e vereadores.

        Em 2020, lançou sua terceira candidatura, obtendo resultados satisfatórios na reeleição com 833 votos e hoje aos seus 64 anos de idade exercendo seu mandato legislativo é considerado pela casa de leis e sociedade exuense como um político de experiência e imagem ilesa com um trabalho pautado no propósito da garantia dos direitos públicos com atuação nas diferentes áreas com comprovação no seu papel parlamentar através dos diversos projetos de indicação apresentados rotineiramente na Casa Legislativa, projetos estes, que teve até hoje (julho 2023) no seu 3º mandato aprovação unânime da casa, bem como, requerimentos, emendas dentre outras iniciativas de intervenções que buscam somar na vida do exuense.

        Atualmente (2023) exerce a função de presidente na Câmara Legislativa com votação favorável de todos os parlamentares em exercício, ocorrida em dezembro de 2022 e vem promovendo junto a equipe da câmara uma reestruturação na casa de leis, bem como, acolhendo projetos de suma relevância a exemplo disto é o projeto -PCCR dos servidores da educação que recentemente foi aprovado com prezados debates promovidos na Câmara Legislativa entre as esferas envolvidas. Em dias atuais, vem promovendo na casa de leis, debates democráticos que permitem aos servidores e parlamentares contribuírem expressivamente na atualização do Regimento Interno da Câmara Municipal de Exu. Vale ressaltar que sua gestão vem se destacando pela organização nos recursos públicos e serviços da casa, sobretudo pela transparência percebida com um trabalho pontual na referida casa legislativa em Exu.

Exu-PE, 18 de julho de 2023.

Rede Social:  vereadorantonioparente

Antonio Parente

Antonio Parente Sobrinho

:
: 19/06/1959
: (87) 9 0000-0000
: 56230-000
: Exu-PE
: 56230-000
: Ativo
:
Partido * Data de filiação * Data de desfiliação
  • Legislatura Instaurada em 2017 (2017 - 2020)
  • Legislatura Instaurada em 2021 (2021 - 2024) (Atual)