Você está aqui: Página Inicial / Matérias Legislativas / Parlamentares / Fafa Saraiva

Fafa Saraiva

por Tony Ribeiro publicado 19/01/2021 23h49, última modificação 18/04/2024 19h16

BIOGRAFIA

 

          Maria de Fatima Pinto Saraiva, brasileira, professora aposentada, divorciada, residente e domiciliada à Avenida Edmundo Dantas, 227. Centro, Exu – PE. Filha de Antonio Saraiva da Silva e Maria Pinto da Solidade, nascida em 14 de maio de 1961, nesta cidade, fechando com chave de ouro uma prole de 23 filhos. Veio ao mundo, acompanhada da sua irmã gêmea: Maria do Socorro Pinto Saraiva, em pleno Dia das Mães (na época, 2º domingo de maio).
          É graduada em História, pela universidade Regional do Cariri – URCA, pós-graduada em História e Sociologia pela URCA, pós-graduada em Gestão Escolar, pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, pós-graduada em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, pós-graduada em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, pelo Ministério da Saúde/Fundação Oswaldo Cruz/ Centro de Pesquisas Ageu Magalhães. É ainda pós-graduada em Administração Pública Municipal, pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF. “Nesta especialização, o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC foi à construção de um Artigo Científico, publicado na Revista Acadêmica, intitulado” O Poder Legislativo e sua Relação com o Governo Municipal: Entendendo a importância do Processo Legislativo na Formulação de Políticas Públicas Local”, acessível pelo site: https://www.revistaacademicaonline.com.

          Nascida em uma família dotada de princípios éticos, morais e religiosos, mas que também carrega nas veias o gosto pela política, logo cedo incorporou dos seus pais, o amor pelo próximo, a honestidade, a solidariedade e afeição, principalmente pelos mais necessitados. Assim, logo cedo desenvolveu o gosto pela ciência do bem comum, o sonho de ajudar sua terra e seu povo, ajudando a construir o desenvolvimento da sua terra e o bem estar dos exuenses, enquanto Professora, Gestora Escolar, Coordenadora de Biblioteca, Técnica de Gestão de Rede, da GRE Araripe, Secretária Municipal.

          Entendendo que “A política está relacionada com aquilo que diz respeito ao bem público, à vida em comum, às regras, leis e normas de conduta dessa vida, nesse espaço, e, sobretudo, ao ato de decisão que afetará todas essas questões. Em suma, a política foi criada para regular os conflitos sociais,” sentiu-se fortalecida para materializar o seu sonho de ajudar pessoas e transformar vidas, com o fito maior na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.

          Percorreu, desde cedo uma trajetória política, a partir do legado de seu pai, Antonio Saraiva da Silva, que foi Vice – Prefeito desta terra, do seu irmão José Pinto Saraiva, que também fez parte desta Augusta Casa Legislativa, do ex-prefeito Antonio Zilclécio Pinto Saraiva (também seu irmão e prefeito por três vezes) e de tantos outros que deram sua contribuição a esta terra. Nesse caminhar, participou mesmo que de forma direta ou indiretamente.

           O sonho de transformar e qualificar vidas nos espaços que podia ocupar e, amante da Educação, da Saúde e de todo espaço que oferte serviços a população, sempre buscou dar o melhor de si, vislumbrando a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento da sua terra natal. Foi professora e Diretora da Escola São Vicente de Paula, da EREM Barão do Exu, professora do CMBA, Técnica da GRE – Sertão do Araripe, entre outras funções.

          Em 2008, estimulada por boa parte da população, principalmente da classe feminina, resolveu ingressar na política, lançando-se candidata a vereadora, na disputa por uma vaga no Poder Legislativo, carregando também consigo, o desejo de representar e fortalecer a categoria feminina que, apesar de ser maioria dentre a população, ainda hoje, é pouco representada nos espaços de poder. Foi sufragada nas urnas com 1.623 votos. Nessa 1ª Legislatura foi autora de muitos projetos, indicações, moções e proposições, dentre elas, a indicação da passagem, molhada que liga o Bairro Wilson Moreira Saraiva ao Bairro Léo Saraiva, a revitalização dos quiosques da Rodovia Asa Branca, assim como aprovou todos os projetos de lei do Poder Executivo, nas suas diversas áreas de atuação, carregando consigo o lema: “Uma voz feminina a serviço do povo”.

          Em 2012, pleiteia a sua 2ª candidatura, onde foi vitoriosa, sendo reeleita com 1.246 votos. Buscou sempre desempenhar seu papel de Parlamentar com muita responsabilidade, transparência, honestidade e justiça social. Assim como no 1º mandato, foi autora de diversas proposituras, dentre as quais, do projeto de Lei que criou a Semana da Cultura Gonzaguena, da Lei que criou o Conselho da Mulher, juntamente com a então Vereadora Helenilda Moreira.

          Fortalecida por suas lutas e conquistas e pela vontade de continuar lutando pelo bem comum e pelo progresso da sua terra natal, no ano de 2016, tenta o seu 3º mandato e, mais uma vez, obteve sucesso, sendo reeleita com 1.002 votos.

          Em 2020, busca o seu 4º mandato, onde, pela 4ª vez, é escolhida pela vontade popular, que a sufragou nas urnas com 992 votos. Em 1º de janeiro de 2021, toma posse e, logo em seguida, se licencia para assumir a pasta da Secretaria Municipal de Saúde, à convite do Prefeito Raimundo Pinto Saraiva Sobrinho. Em 05 de abril de 2024, retorna à Casa Legislativa, assumindo sua cadeira de parlamentar, dando continuidade aos seus trabalhos legislativos.

          Quem é Fafa Saraiva? Mulher, mãe, avó, amiga, cidadã, vereadora por quatro (04) mandatos. Professa a fé católica. Apaixonada pela vida e amante do que faz, carrega consigo os bordões: ”Quem não sonha e não ousa, não realiza” e “quem não vive para servir, não serve para viver”.

          Finaliza, fazendo dela, as frases de Cora Coralina: “Nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas”.

          “Eu sou aquela mulher a quem o tempo muito ensinou. Ensinou a amar a vida, não desistir da luta, renascer na derrota, renunciar às palavras e pensamentos negativos, ACREDITAR NOS VALORES HUMANOS e a ser otimista. Aprendi que mais vale tentar do que recuar... Antes acreditar do que duvidar, que o que vale na vida, não é o ponto de partida e sim a nossa caminhada”.

Fafa Saraiva, Exu-PE 16 de abril de 2024.

  

Fafa Saraiva

Maria de Fátima Pinto Saraiva

: PP
: 14/05/1961
: (87) 9 0000-0000
: 56230-000
: Exu-PE
: 56230-000
: Ativo
:
Partido * Data de filiação * Data de desfiliação
/ /   / /  
  • Legislatura Instaurada em 2017 (2017 - 2020)
  • Legislatura Instaurada em 2013 (2013 - 2016)
  • Legislatura Instaurada em 2021 (2021 - 2024) (Atual)